quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobre o caso de Sto Antônio da Patrulha

1) Fui informada de que a Record veiculou hoje reportagem sobre o caso. Não estou em POA, se alguém viu e tiver como colocar na web, nos encaminhe por favor.
A Roselaine foi acompanhar a reportagem junto com a Sinara. Coloco o relato publicado na Rede Bichos no final desse post. Leiam!

2) Para quem quer entender ESSA HORROROSA SITUAÇÃO, clique aqui no blog da Sinara Foss. Tem mais fotos e o detalhe do caso.

3) Mandei emails para o MP de lá e coloco aqui as duas respostas recebidas:

Prezadas senhoras,
tendo em vista carta de leitora publicada no Jornal Folha Patrulhense, em 29 de julho de 2010, e das representações recebidas de vossas senhorias nos últimos dias por meio de emails dirigidos a esta Promotoria de Justiça, informo que foi instaurado expediente para apurar os fatos, tendo sido remetido pedido de vistoria no local ao Batalhão Ambiental da Brigada Militar - PATRAM -, em 02 de agosto p.p., bem como foram requisitados esclarecimentos e providências ao Prefeito Municipal de Santo Antônio da Patrulha.
Cordiais saudações.
Leonardo Z. Carbonera,
Secretário de Diligências.


Eu respondi o email, perguntando como poderíamos acompanhar o desenrolar desse caso:

Olá, Marcela.
Não é de praxe o MP divulgar o andamento de cada caso que apura. A maior parte do nosso trabalho é feito com discrição, inclusive para evitar a divulgação de informação incorreta, que possa prejudicar inocentes, e porque não temos estrutura de imprensa dento das Promotorias. Mas neste caso específico, além da repercusão na mídia local, percebemos que a denúncia de maus tratos vem sendo divulgada há alguns dias no blog "http://authorsinarafoss.blogspot.com/", onde, imagino, serão publicadas informações sobre o desenrolar do caso. Independentemente disso, o caso está sendo apurado por esta Promotoria e buscaremos a resolução do problema para o longo prazo e não soluções paliativas apenas.
Cordiais saudações.
Leonardo Z. Carbonera,
Secretário de Diligências.


Relato da ida ao canil

"Oi pessoal.
Nem sei por onde começar.
Bem, saí daqui com a equipe da tv as 7e 20 hoje pela manhã e encontramos a Sinara lá. Todos juntos nos dirigimos ...até o canil e quais surpresas encontramos por lá? Retroescavadeiras já arrumando o esgoto que não estava mais a céu aberto, pacotes e pacotes de ração dentro de uma sala e é claro, os potes dos cães cheios de comida e água.
Mas a situação é bem triste.
Os peludos estão bem magros, com feridas e bichos nelas, as baias bem sujas e a carinha deles, nossa que dó.
Vocês todos sabem que quando um peludo está feliz, balança o rabinho, levanta a cabeçinha e esse não foi o caso.
Tinha um amarrado longe dos demais e em feridas, bem magro, sangrando pelas patas, quando cheguei perto, se colocou no meio dos meus pés como se pedisse, não vai embora....então me abaixei, dei carinho então ele começou a comer um pouquinho. A maioria nem se levantou. Choramos muito eu e a Sinara.
Havia um funcionário da prefeitura lá que nos tratou muito mal, falou palavras feias etc. Estava tentando nos intimidar.
E começaram as discussões,
A tv filmando, pedindo explicações até que chegou o veterinário e enfim pudemos ter uma conversa se é que podemos chamar de civilizada.
Então ficou assim:
Ficarei em contato direto com o MP de lá, com o veterinário Rogério que participará das reuniões toda semana na cidade para as melhorias do local, fiquei de mandar a ele uma relação de exigências que serão cobradas como por exemplo: a construção de mais baias, tratamento adequado e de emergência para os casos piores, local limpo e arejado, grama para os peludos passearem entre outras coisas. Hoje terão uma reunião com o prefeito e secretário da vigilância e ficou acertado que iremos lá com frequência para nos certificarmos que está sendo cumprido o tratado feito.
A reportagem foi bem grande e foi ao ar as 13 hs e 35 min de hoje.
Durante a conversa, percebi que eles vão sim, dar jeito nesse caos pois o veterinário estava bem nervoso e queria acertar as coisas por bem, fez de tudo para isso.
Não foi fácil, amigos.....queríamos ter tirado os peludos de lá mas a maioria nem pode ser transportado nessa situação, devido a fraqueza e machucados. Serão tratados lá e vamos cobrar isso.
Também tinha uma mãezinha com 3 filhotes, a Sinara a levou com dois bebês para a clínica de lá, estavam bem magrinhos e eu trouxe o outro comigo.
Também fizemos a contagem dos cães para que na próxima vez que formos lá, estejam todos e BEM.
Então é isso. Eles agora tem comida, água e terão a saúde tratada. E ficaremos na cola.
Obrigada a todos pela divulgação....obrigada Marinês Bloss pela enorme força (que da China mandou e-mails para a record), obrigada Nadienne pelo carinho e preocupação....obrigada amigos, na nossa próxima visita lá, que será na semana que vem, posto aqui as novidades.
Fiquem com Deus.
bj"

Um comentário:

  1. oi...vocês tem notícias de como estão os animais lá?? Gostaria muito de saber, e principalmente de ajudar se possível. shinne_83@hotmail.com meu contato, se precisarem de algo, me escrevam por favor, tenho amigos na rbs, posso ir até lá levar ração tb se for o caso, fiquei realmente chocada c isso e quero ajudar obrigado!

    ResponderExcluir