domingo, 15 de agosto de 2010

ABSURDO! Justiça manda sacrificar cães com leishmaniose em Santo Ângelo

Antes
Depois

Queridos amigos,

A notícia abaixo (em itálico do jornal Zero Hora) nos dá uma idéia do que ocorre com relação à Leishmaniose em nosso país. A Justiça obrigou o proprietário a entregar seus dois cães para a eutanásia, pois este havia recusado. A notícia não diz se o tutor fez a contra prova. Sabemos que os exames dão informações cruzadas, que o proprietário tem direito à contra prova, que tratamento existe.

Não há comprovação científica que o cão infectado seja o responsável pela disseminação da doença, e há inúmeros trabalhos publicados sobre isso, tanto no Brasil como no exterior.

As políticas públicas adotadas no Brasil com relação à LVC atualmente, são as mesmas desde 1963, ou seja, quase 50 anos e a doença só expandiu, hoje presente em 21 estados e matar cachorro não é ético, sendo ele tão vítima quanto o homem.

O que deve ser focado é o vetor em primeiro lugar. Investir em educação, informação e prevenção, importantes armas contra a leishmaniose. O que fica claro é a falta de informações da população para que busque o seu direito, questionando as autoridades com relação às medidas adotadas no país e evitando arbitrariedades como essa.

Antes
Depois


Abs
Vivi Vieri

Justiça determina eutanásia de cães com leishmaniose
Dono se negava a entregar dois pitbulls doentes para a Vigilância Sanitária
Silvana de Castro | silvana.castro@zerohora.com.br

Por meio de uma liminar, dois cães com leishmaniose foram sacrificados em Santo Ângelo, nas Missões.

Atendendo a um pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a busca e apreensão dos bichos e a eutanásia, para impedir a disseminação da doença. De acordo com a promotora Paula Regina Mohr, a ação foi necessária porque o proprietário dos animais se negava a entregá-los para a Vigilância Sanitária, mesmo após a confirmação da doença, feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública, ligado à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps).

Os pitbulls teriam contraído a leishmaniose em São Borja, cidade que passou a registrar casos no ano passado. Na tarde de ontem (terça), a liminar foi cumprida e os cães mortos com uma injeção letal, depois de serem anestesiados.

A leishmaniose é uma doença crônica que atinge principalmente cães e é transmissível ao homem, podendo ser fatal se não tratada. A transmissão ocorre por meio da picada do inseto flebótomo, conhecido como mosquito palha ou birigui. Segundo a promotora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determina que cães com a doença devem ser sacrificados de forma não cruel.

Conforme o médico veterinário da Vigilância Sanitária do município, Júlio Cesar Terra Dias Junior, o inseto transmissor não foi encontrado na cidade. Mesmo assim, será coletado sangue para análise de 100 cachorros das imediações da casa onde estavam os dois bichos doentes.

No ano passado, seis animais foram sacrificados no município. Houve o registro da enfermidade em humanos - em uma criança de sete anos que residia próximo ao local onde estava um dos cães contaminados.
ZERO HORA


Antes
Depois

Para quem não assinou,

Assinem e divulguem as petições online contra a matança indiscriminada de cães com leishmaniose. Os animais agradecem!

Leishmaniose informações:  http://fielamigo.com.br/trata/

http://www.petitiononline.com/pl510/petition.html
Petição pela sanção/aprovação do Projeto de Lei 510/10, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, que obriga a realização de exame laboratorial de contra prova em todos os animais com "suspeita" de LVC, com a finalidade de impedir a matança desnecessária de animais e do diagnóstico preciso para proteger humanos.

http://www.petitiononline.com/232527/
Nota de repúdio à Secretaria de Segurança Pública de Campo Grande contra a matança de cães suspeitos de estarem com Leishmaniose.

http://www.ipetitions.com/petition/calazar/
Contra a matança de cães com Leishmaniose.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5542
LEISHMANIOSE CAMPANHA DE VACINAÇÃO GRATUITA

Um comentário:

  1. Também acho absurdo. Aqui na minha cidade, Campo Grande MS foi ganha uma liminar contra a CCZ e o Município de Campo Grande, então por enquanto não se sacrifica os cães... eu tenho um com a doença e estou tratando... ele está lindo, feliz, acha que iria sacrifica-lo? Iria até a última instância, e irei, para protegê-lo. Está comigo há 9 anos, não merece isso! Não tem voz, eu sou sua voz contra estas injustiças!

    ResponderExcluir