terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não compre essas marcas

Assim como nos preocupamos em ajudar animais abandonados ou perdidos, devemos ter a consciência de que milhares de bichinhos são usados em laboratórios não para testar medicamentos que podem vir a salvar vidas, mas para o lançamento de mais e mais cosméticos. No entanto, muitas marcas de excelente qualidade e preços acessíveis fazem esse tipo de procedimento apenas in vitro, evitando o sofrimento daqueles que tanto defendemos.

Entrei em contato com muitas empresas para fazer a lista abaixo, e várias confirmações foram feitas diretamente pra mim, via telefone ou e-mail, enquanto outras vêm de alertas de ONGs nacionais e internacionais de trabalho altamente reconhecido:


Marcas que TESTAM em animais:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm

- Johnson & Johnson
- Unilever (Seda, Rexona, Lux, Close Up, Axe, Dove, Fofo, Vasenol etc)
- La Roche
- Loreal

Marcas que NÃO TESTAM em animais:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

- Nivea
- Avon
- Condor (creme dental. Vende na rede Wal Mart)
- Nazca
- Vizcaya (sei que vende na rede Zaffari)
- Clinique
- Menphis (Biocrema, Senador e Ann Bow)
- Fructics (demais produtos Procter & Gamble ainda fazem testes)
- O Boticário
- Aeger (no Brasil, cosméticos da Coty, Ana Hickman, Finesse e Adidas)
- Revlon

Muitas empresas já imprimem nas próprias embalagens indicação de quem não testam seus produtos em animais, então convém buscar esse tipo de informação. Na minha casa foram abolidos todos os itens de higiene e beleza que praticam esse absurdo mesmo havendo alternativas de pesquisa. Garanto que eu continuo cheirosa e com a pele saudável, sem alteração no bolso!

PS - no site http://www.pea.org.br/ tem uma lista completa desse tipo, porém não entrei em contato com todas as empresas para dar a minha palavra.

Resposta enviada pela Johnson e Johnson à jornalista Marianna Senderowicz

Olá Marianna,

Obrigada por visitar nosso site!

Quanto a sua dúvida, segue abaixo o posicionamento da empresa em relação aos testes em animais.

DECLARAÇÃO SOBRE SEGURANÇA DE PRODUTO E TESTES COM ANIMAIS

As empresas da Johnson & Johnson, na condição de fabricantes de diversificados produtos de cuidados com a saúde, tem como responsabilidade assegurar que os produtos sejam seguros para o uso a que se destinam e na eventualidade de uso inadequado acidental.

O uso judicioso e ético de animais de testes e testes in vitro (tubo de ensaio) continua a ser o principal meio de assegurar que estejamos oferecendo produtos seguros e eficazes a nossos clientes. A segurança de produto é uma obrigação de caráter moral e um requisito imposto pelos vários órgãos reguladores do governo.
As empresas Johnson & Johnson reconhecem que uma preocupação humanitária em relação a animais seja obrigatória em testes científicos. A Política das empresas Johnson & Johnson, de Tratamento Humanitário e Uso de Animais para Pesquisa de Laboratório reforça o nosso compromisso com o tratamento humanitário de animais de laboratório. Essa política incentiva a preservação de recursos animais e promove o uso de testes alternativos sempre que possíveis.

Tradicionalmente, o bebê e a criança de tenra idade têm sido um dos mais importantes grupos de usuários das empresas Johnson & Johnson. Para assegurar a segurança desses usuários, as empresas têm por obrigação produzir os produtos mais suaves e dóceis possíveis. Para isso necessitamos de uma quantidade mínima de testes com animais para demonstrar que os novos ingredientes ou as novas formulações são seguras, antes da validação final em testes com seres humanos, e para fornecer as informações solicitadas pelos médicos em salas de emergência e por pessoal do centro de controle de venenos.

As empresas Johnson & Johnson assumem compromisso com os princípios dos três „R„ – reposição, redução e refinamento (replacement, reduction e refinement) – na medida em que esses princípios se apliquem a testes com animais.

REPOSIÇÃO

Substituir testes com animais vivos por sistemas alternativos não animais

Sempre que possível, substituímos por métodos alternativos de tubos de ensaio / cultura celular (in vitro) por grande quantidade de testes que anteriormente eram feitos com animais; Fazemos cuidadoso acompanhamento mundial de todos os desenvolvimentos relatados que utilizam métodos in vitro para determinar a possibilidade de aplicação a nossos produtos. Acompanhamos ativamente a validação, aceitação e adoção de testes alternativos aplicáveis pela comunidade científica e órgãos reguladores. Compartilhamos nossos métodos alternativos de testes com a comunidade científica através de publicações e apresentações em simpósios.

Oferecemos respaldo financeiro substancial para programas externos de pesquisa que desenvolvam e validem as alternativas in vitro. Somos patrocinadores corporativos do Centro John Hopkins para Alternativas aos testes com animais e o Instituto para as Ciências in Vitro. Tivemos a oportunidade de patrocinar um importante programa na Universidade do Texas que visava ao desenvolvimento de alternativas para testes de irritação cutânea e ocular.

REDUÇÃO

Utilização do Menor número possível de animais

Os investimentos gerais em pesquisa das empresas Johnson & Johnson aumentaram em quase 250% nos últimos dez anos. A despeito desse importante aumento, temos observado uma redução significativa em nosso uso de animais de laboratório. Comparando-se 1990 com 2000 reduzimos em mais de 99,3% todos os animais de lalboratório utilizados em todo o mundo nos testes de produtos não médicos (higiene pessoal artigos de toucador), inclusive em estudos de irritação ocular e cutânea.

Alguns exemplos específicos de nossa redução de testes com animais:

· Utilizamos métodos de teste modificados para determinar os efeitos tóxicos agudos de novos materiais ou fórmulas, reduzindo em 75% ou mais o número de animais utilizados.
· Modificamos o método padrão de teste de irritação ocular, o teste ocular de Draize, para reduzir a quantidade de animais por teste.
· Modificamos o método padrão de teste de irritação cutânea de Draize de modo a exigir um menor número de animais, e contamos maciçamente com estudos realizados em voluntários humanos.
· Reduzimos a utilização de animais com a utilização de bases de dado informatizadas e outras fontes de informática capazes de fornecer dados históricos de segurança e de compatibilidade de fórmula.
· Uma de nossas empresas, Janssen Pharmaceutica, foi agraciada com o Prêmio de Pesquisa da Indústria Farmacêutica Européia (European Pharmaceutical Industry Research Award) por ter desenvolvido métodos de redução da utilização de animais nos testes.
· Nossos laboratórios possuem programas de cultura de tecido ativo há muitos anos, reduzindo assim a necessidade de grandes quantidades de animais.

REFINAMENTO

Desenvolvimento de procedimentos que limitam o potencial de desconforto para os animais

Nossas empresas propiciam as instalações e os programas elaborados de modo a melhorar o bem estar dos animais usados nas pesquisas de laboratório. É exigido o credenciamento pela Association for Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care – International (Associação para Avaliação e Credenciamento de Cuidados com Animais de Laboratório – Internacional), bem como uma rigorosa conformidade com as regulamentações internacionais que regem os cuidados e o uso de animais de laboratório. Todas as instalações dispõem de pessoal consciencioso, e peritos em animais / tecnólogos e veterinários altamente treinados. Todos os animais recebem tratamento humanitário e são cuidados em conformidade com o Guia dos Institutos Nacionais de Saúde, de Cuidados e Uso de Animais de Laboratório. Comitês de Cuidados e Uso de Animais acompanham os cuidados e o uso dos animais por meio de procedimentos protocolares de revisão, programas de treinamento e atividades de inspeção no próprio local.

Os exemplos de nosso apoio externo ao refinamento incluem contribuições ao Scientists' Center for Animal Welfare e American Association for Laboratory Animal Science Foundation (Centro de Cientistas para o Bem Estar Animal) e (Associação Americana para a Fundação de Ciência de Laboratório Animal).
Foi constituído em 1988 um Escritório Corporativo da Johnson & Johnson para Cuidados e Uso de Animais, para consolidar o compromisso das empresas com os princípios dos três „R„ em todas as nossas operações de âmbito mundial e para agilizar a utilização de testes alternativos in vitro sempre que possível. Também possuímos um comitê científico que se reúne trimestralmente para trocar idéias a respeito de cuidados e uso de animais e desenvolver procedimentos e práticas adequados para as nossas instalações de viveiros. Realizamos simpósios periódicos com o objetivo de atualizar nossos cientistas a respeito da regulamentação do bem-estar animal, tratamento humanitário de animais e tópicos correlatos.

Continuamos à disposição.

Sua opinião é muito importante para nós! Ao final deste e-mail, clique no link e conte-nos o que achou do nosso atendimento.

Atenciosamente,

Central de Relacionamento com o Consumidor
Johnson & Johnson
0800 703 6363


Resposta da Unilever à jornalista Marianna

Olá, Marianna!

Na Unilever Brasil não são realizados testes com animais.

A Unilever, presente em mais de 150 países, compartilha da preocupação com a eliminação de testes em animais no desenvolvimento de produtos. Assim, a política mundial da empresa sobre o assunto, que se aplica igualmente no Brasil, é baseada em dois princípios:

I - A empresa está empenhada na eliminação total de testes com animais em seus produtos;

II - Por outro lado, a empresa está igualmente comprometida com a segurança dos seus consumidores, dos seus funcionários e também do público em geral. A empresa procura oferecer produtos seguros e que não agridam ao meio-ambiente.

Para conciliar estes dois aspectos, a Unilever trabalha em colaboração com outras empresas e centros de pesquisas, desempenhando um papel de liderança nos principais projetos internacionais, associações comerciais e organismos governamentais em todo o mundo, no sentido de desenvolver métodos alternativos de testes (em laboratórios ou modelos computadorizados). Os métodos alternativos fornecem informações necessárias para uma avaliação segura do produto e do ingrediente, sem o uso de animais vivos.

Ao adotar esses procedimentos, a empresa torna público seu compromisso no desenvolvimento de métodos de pesquisa alternativos e sua preocupação com os seus consumidores e o meio ambiente.

Sempre que precisar, fale conosco.

Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Consumidor
Unilever Brasil Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário