quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gatinha entalada entre prédios é resgatada!!

Vídeo do resgate publicado em zerohora.com


Amigos, vamos comemorar! Em horas de desespero, a pressão da imprensa ajuda. Hoje cedo relatamos aqui que uma amiga protetora, a Nair, estava desesperada. Ela foi levar uma gatinha para castração e a lindinha escapou e ficou presa. Os donos do prédio não queriam permitir que os bombeiros fizessem um buraco na parede. Depois de mais de um dia de espera, e a necessidade de liminar, finalmente o bichinho pode ser resgatado. Abaixo, texto publicado em ZH Online. A foto é do fotógrafo de ZH Ronaldo Bernardi

Quatro bombeiros munidos de serra elétrica, marretas e furadeiras tiveram que quebrar a parede de um prédio para resgatar a gata Maria Tiburcinha. Ela passou mais de 30 horas presa entre dois edifícios, no Bairro Vila Ipiranga, Zona Norte da Capital.

O animal subiu em um dos prédios e caiu de uma altura de cinco metros em um vão estreito, com cerca de sete centímetros de largura. Ela não conseguiu sair e permaneceu imóvel. Devido à dificuldade de acesso ao local, foi impossível dar água e comida para o animal, para o desespero de sua dona, Marilde Bilhan:

— Joguei ração e guisado para ela comer, mas não conseguimos alcançar, estava longe. Ela costuma se alimentar várias vezes por dia. Estava assustada e miava muito, sem parar — relatou Marilde, que é dona-de-casa e se dedica a ajudar animais sem dono.

A gata caiu no vão por volta das 14 horas de quarta-feira, quando chegava em uma petshop para ser castrada. Quando a caixa usada para transportar animais foi retirada do carro, ela escapou e subiu em um dos edifícios, de onde caiu no espaço entre os dois prédios. Como o vão se afunilava, o animal ficou preso e não conseguiu sair.

Para quebrar a parede de um dos edifícios e retirar o animal, os bombeiros demoraram três horas.

— Era uma parede de tijolo maciço, tinha uns 25 centímetros de espessura, foi bastante difícil — disse o sargento Sandro Vieira.

Marilde, que não pode acompanhar o animal até a petshop e pediu ajuda de amigas, acredita que a gata tenha se assustado por estar longe da dona. Ao ser informada do acontecido, ela foi até o local, onde permaneceu das 20h até a 1h30min tentando encontrar alternativas para retirar Maria Tiburcinha. Como os bombeiros não puderam atender à ocorrência, ela retornou ao local na manhã desta quinta-feira, e seguiu procurando ajuda.

O sofrimento de Marilde e sua gata terminou apenas às 21h desta quinta-feira, quando os bombeiros conseguiram quebrar parte da parede de um dos prédios para resgatar o animal.

— Eu estou mais feliz do que uma pessoa que ganhou R$ 5 milhões, porque ganhei muito mais que isso. Ganhei a minha gata de volta e ela não tem nenhum arranhão. O trabalho dos bombeiros foi emocionante — comemorou Marilde.

O sargento Vieira, que trabalha no corpo de bombeiros há 20 anos, diz que é comum atender esse tipo de ocorrência, e que não poupa esforços para realizar o salvamento:

— Para muitas pessoas, animais domésticos são como filhos. A dona dela está aqui desde ontem, preocupada. Tratamos esse tipo de resgate quase como se fosse o salvamento de uma criança.

2 comentários:

  1. Parabéns a equipe do resgate, isso é que é respeitar todas as formas de vida e honrar a profissão, a mamãe humana da felina pela garra e presença e a todos que acompanharam e torceram por esse final.Parabéns também ao importante papel da mídia e ajustiça que concedeu a liminar, pena que foi preciso isso. Como faço para conseguir uma cópia do vídeo? autorizam a publicação em outro blog com a autoria?
    Mirian Guedes - Aracaju: AMA - Amigos dos Animais e Projeto Ecológico UFS

    ResponderExcluir
  2. Como assim moradores nao permitiram quebrar a parede? Que corja de canalhas desumanos e' essa? Gente moribunda, escrota, FDP. A pessoa dorme em paz sabendo que o bichinho esta morrendo de fome e sede, agonizando, bem detras da sua linda parede? Gente cretina, horrorosa. Sou capaz de violencia fisica contra essa gente, se estiver numa ocasiao destas na hora em que negam um pedido assim. Corja maldita.

    Parabens aos bombeiros! Pelo trabalho digno e, sobretudo, muito humano.

    Abs, aos que zelam pelos animais!

    Ana - RJ.

    ResponderExcluir