quarta-feira, 21 de julho de 2010

Conheça a Escola Saint-Hilaire

Raposinha Exupery, Feio e Zé Soneca
Gente, esses dias postei aqui no blog uma nota sobre essa Escola. Escrevi pra eles e a vice-diretora, Gabriela Aurich de Camillis, me mandou mais detalhes do projeto. Confiram que interessante essa iniciativa e vamos dar uma força para eles!

A propósito, em setembro, haverá um evento de lançamento da camiseta do Projeto Adote um Vira-Lata, no qual participarão a secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, e a Primeira-Dama de Porto Alegre, Regina Maria Becker, madrinha do projeto.

Nossa iniciativa ainda está em processo de virar projeto. Há muitos anos temos um grupo de professores engajados em resgatar, tratar e encaminhar para adoção animais abandonados. Nossa comunidade (como a maioria) tem uma população gigantesca de animais sem dono ou vítimas de algum tipo de violência.

Tudo sempre correu por nossa conta. Vivíamos cuidando dos bichos na escola mas sempre com medo que alguém denunciasse para a zoonozes, tive inclusive que buscar vários que quando procurávamos, já estava na fila do sacrifício. Porém, em agosto em uma louvável iniciativa e movimentação da Prefeitura de Porto Alegre, o então prefeito José Fogaça sancionou um decreto-lei de autoria do vereador Garcia para que se permitisse a permanência de animais na escola e se desenvolvesse projetos pedagógicos sobre o tema. Foi nossa salvação...criamos um "canilzinho" cercado onde podemos tomar conta até que encontrem uma casa.

Temos agora outra parceria, também da Prefeitura da COMPPAD (Coordenadoria Multidiciplinar de Políticas Públicas para animais domésticos) esta idealizada pelo atual prefeito José Fortunati e esposa, que são defensores da causa.

Acredito que, a partir de agora, conseguiremos atender e salvar muitos outros animais. O que realmente precisamos firmar é uma parceria com veterinário ou hospital veterinário para poder castrar os animais, pois são voluntários que financiam.

Já encaminhamos em torno de 60 cães e gatos durante todos estes anos, mas desde que oficializamos o canil uns 20. Várias escolas já adotaram mascotes, mas nossa idéia principal é dar oportunidade ao máximo possível de cães e gatos, funcionando como uma casa de passagem e de mudança de postura dos futuros adultos.

4 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesse espetacular projeto que mistura compaixão, respeito pela vida e cidadania. Tenho certeza que as crianças envolvidas se transformarão em adultos melhores.
    Finalmente, obrigada a vocês por me emprestarem um pouco de fé na humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Em meio a tanto sofrimento dos indefesos é tão bom saber dessa atitude maravilhosa! É muito bom envolver as crianças e os animais,com certeza essa convivencia resulta em um adulto seguro e amoroso. PARABENS! Isso me deu esperança de um mundo melhor para todos.

    ResponderExcluir
  3. E interessante projetar uma sala de esterilizaçao, seria uma medida de prevençao contra o exesivo abandono que o mundo canino está sofrendo,acho que é um bom começo e a prefeitura sabe disso.

    ResponderExcluir
  4. o meu cachorro foi adotado na escola Saint-Hilaire há 9 anos.A adoção faz bem para o bichinho e muito mais para nós que adotamos.

    ResponderExcluir